Dicas na hora de comprar seu Colete

Dicas na hora de comprar o seu Colete Equilibrador!

Finalizei o curso básico de mergulho. Programo a minha primeira, a segunda a terceira viagem e percebo que o mergulho está presente em todas elas.

Não tem jeito, o ambiente aquático, a natureza, flutuar e respirar sob a água te pegou de vez e assim nasce uma nova paixão pelo mergulho!

Devagar você vai se equipando, adquire máscara, ¨ snorkel¨ e nadadeiras. Em seguida vem a escolha do Neoprene (essa é a ordem em que normalmente acontece a compra). O ambiente aquático te fascina e a busca por um maior conforto em baixo da água leva você a optar pela compra de um colete equilibrador.

Mas e agora?

A variedade de marcas e modelos são tão grandes que você se perde em meio a tanta opção. Colete Recreacional ou Técnico? Semi-técnico ou ¨ Jacket¨ ? Lastro integrado ou não?

É sempre complicado aplicar uma regra a todos os mergulhadores, mas se sua busca é por conforto a opção pelos coletes de lastro integrado é a melhor escolha. Além de eliminar o uso do cinto de lastro que, para muitos é desconfortável, o sistema integrado mantem o lastro sempre corretamente posicionado no corpo do mergulhador aumentando o equilibrio e facilitando o ¨ trim¨. Tenho visto mergulhadoras reclamando demais de desconforto no quadril quando utilizam o cinto de lastro.

Outro ponto que penso ser importante é o volume e peso dos coletes. Por que digo isso? Mergulhamos para viajar e viajamos para mergulhar, essa é a realidade. O que temos visto é que, cada vez mais, as cias aéreas reduzem o peso das bagagens permitidas nos voos o que dificulta e muito a viagem dos mergulhadores.

Alguns modelos coletes (Scubapro Knighthawk por exemplo) permitem o uso de até 12Kg de lastro. Entretanto, considero esses modelos grandes e pesados. Uma boa opção seria as linhas ¨ light / travel¨ que suportam até 8 Kg de lastro (Cressi Patrol / Scubapro Lighthawk) que são mais leves, compactos e possuem lastro integrado.

Você poderia me perguntar: Mas Cadu, eu uso mais de 8 Kg de lastro, como eu faço? Não tem problema, é possível adicionar dois bolsos para mais 4 Kg na tira do colete gerando a mesma funcionalidade dos outros coletes mais pesados.

Outra questão a ser colocada é o posicionamento da célula de ar. Hoje, além dos tradicionais coletes tipo ¨ Jacket¨ que inflam completamente, temos as opções ¨ back-inflate¨ com inflagem dorsal. Os segundos também são chamados de modelos ASA ou semi-técnico. Esse modelo, devido ao ar estar todo concentrado nas costas, força o mergulhador ao correto posicionamento horizontal em baixo da água, mas algumas pessoas acham um pouco desconfortável se manter na superfície quando estão boiando.

Tenho visto também alguns poucos mergulhadores fazendo o curso básico de mergulho já focando em mergulho técnico de profundidade e caverna. Particularmente, acho que a jornada do mergulho básico ao mergulho técnico um pouco longa (ou pelo menos deveria ser). Importante mencionar que somente 1 a 3% dos mergulhadores se tornam mergulhadores técnicos, mas se essa for sua ideia, talvez comprar um colete já adequado para ¨ Sidemount¨ ou no padrão ASA+¨Backplate¨ seja mais indicado. Os sistemas híbridos como o SMS-75 ou SMS-100 da Hollis entre outros do mercado também são uma excelente opção nesse caso.

Independente do modelo escolhido, a opção deve ser feita pensando no conforto e direcionamento que você vai dar para o seu mergulho. A internet está recheada de informações que muitas vezes pode te levar por caminhos errados. O meu conselho é que busque informação a respeito na internet e após isso procure a ajuda de um profissional, Divemaster ou Instrutor para ver o melhor equipamento que atenderá suas expectativas!

Águas Claras e Bons mergulhos

Por Cadu Parisoto