Máscara Embaçando?

Como resolver esse problema?

Quem nunca fez um mergulho tendo que por e tirar a água da máscara a cada 40 segundos por conta do embaçamento? Tenho a certeza que vários desses mergulhos vieram a lembrança nesse momento. Esse problema é mais comum do que parece e é raro pegar um grupo de 10 mergulhadores em baixo dágua e todos estarem com a máscara tinindo!

Vamos resolver esse problema de uma vez por todas. Para isso, temos que entender o porquê de todo o processo.

O ambaçamento da máscara ocorre por condensação de vapor na parte interna do vidro. Tal condensação ocorre devido a diferença de temperatura entre o nosso corpo (36,5 Graus) e a água que normalmente é bem abaixo disso. Tal processo é similar ao que acontece em nosso carro em um dia de chuva ou frio. O interior do carro mais quente e a parte externa mais fria faz com que o vidro fique sem visibilidade (Normalmente ligamos o A/C do carro para resolver o embaçamento, pois equaliza as temperaturas).

Outro fator que facilita muito o acumulo de vapor é a oleosidade e/ou gordura no interior da máscara. O próprio suor, aliado ao uso de protetores solares são os grande vilões desse problema.
Importante ressaltar, que no processo de fabricação do vidro temperado - material mais usado nas máscaras de mergulho - um alto nível de oleosidade é deixado no vidro, razão pela qual as máscaras novas embaçam mais que as velhas.

Como resolver? Existe um processo simples, rápido e infalível de duas etapas!

Primeiro temos que eliminar toda a gordura e oleosidade da parte interna da máscara. Se a sua máscara é nova, o ideal é ¨queimar¨ com um isqueiro a parte interna. Posicione a chama do isqueiro bem no centro da parte interna do vidro e vocêr verá um circulo de oleosidade se abrindo do interior para as extremidadades. Não se preocupe, pois o ponto de fusão do silicone é bem alto e, a não ser que a chama vá diretamente para o silicone, não há risco de derreter sua máscaras (rs). Se não estive confiante para essa etapa, peça ajuda a um instrutor ou divemaster.

Se sua máscara não é nova, utilize um pouco de pasta de dente no interior da máscara e esfregue com bastante força com o polegar para remover toda a oleosidade. Pode ser que você tenha que repetir esse processo por 2 ou 3X. Lave a máscara com água doce e deixe secar. Eu costumo testar se o processo funcionou antes de ir pra água. Basta sopra com a boca um pouco de ar quente dentro da máscara. Se tudo estiver correto, a máscara não deve embaçar. Se aparecer alguns pontos de embaçamento, repita o processo com pasta de dente nesses pontos.

Feito isso a segunda etapa, você fará pouco antes de entrar na água. Com a máscara seca, passe um pouco de ant-fog (podemos utilizar saliva, detergente neutro ou um anti-fog qualquer). Caso utilize detergente, lave de forma rápida a máscara, só para tirar o excesso de espuma (pode irritar os olhos).

Importante, não deixar a máscara no pescoço enquanto estiver na água, por que esse contato remove o anti-fog além de deixar o vidro do interior da máscara na temperatura da água fazendo com que o processo todo não funcione. Eu normalmente coloco a máscara no rosto e não tiro mais, somente no final do mergulho.

Grande Abraço, Águas Claras e Bons Mergulhos!

Por Cadu Parisoto